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O Projecto ES'COOL

ES'COOL - Promoção da Saúde Mental nas Escolas


Uma em cada 5 crianças apresenta evidência de problemas de saúde mental (Plano Nacional de Saúde Mental, 2008). Os sintomas de depressão e ansiedade são comuns nos jovens em idade escolar e têm um impacto negativo em todas as áreas da sua vida (Topper, Emmelkamp, & Ehring, 2010).

Apesar de todos os esforços e progressos na área da saúde mental, Portugal continua a necessitar de lidar com várias necessidades. As que merecem uma referência especial são: reduzida participação de utentes e familiares; escassa produção científica no setor da psiquiatria e saúde mental; resposta limitada às necessidades de grupos vulneráveis; a quase total ausência de programas de promoção/prevenção (Plano Nacional de Saúde Mental, 2008).

Implementar uma formação onde se foque a educação e formação dos professores e, posteriormente, que esta tenha impacto na concretização de projetos nas escolas, que promovam o bem-estar dos adolescentes, através da participação de outros profissionais da educação e pais, de forma a capacitar todos os agentes educativos para a identificação precoce das problemáticas associadas à saúde mental dos adolescentes permitindo o seu encaminhamento, assim como, promover o bem–estar e estilos de vida saudáveis nas escolas, irá preencher a lacuna existente entre a investigação-ação no domínio das práticas na área da saúde mental e intervenções nas escolas, sendo esta uma prioridade no atual Plano de Saúde Mental 2007-2016 (2008).
 

 

Objetivos do Projeto


O objetivo da formação “ES’COOL” é desenvolver um ambiente escolar promotor de bem-estar e estilos de vida saudáveis entre os adolescentes, através da capacitação de professores e profissionais da educação. Esta formação visa o desenvolvimento de um programa de competências pessoais e sociais, que incluirá a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar. Irá ainda permitir um eficaz encaminhamento que permita uma intervenção precoce e com maior eficácia em situações complexas. Por último, permitirá promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre estas temáticas e desenvolver um contexto escolar promotor de bem-estar e saúde mental entre os jovens.

Portanto, este projeto enquadra-se num modelo teórico que visa abordar a promoção da saúde mental em crianças e adolescentes, onde existe uma grande necessidade de incluir os professores como colaboradores. O modelo considera o desenvolvimento de adolescentes ativos como a melhor maneira de promover a sua saúde, considera a importância do seu contexto de vida ecológico e considera adolescentes como parceiros neste processo, modelo que já tem vindo a ser utilizado pela equipa em outros projetos.

FMH/UTL - Estrada da Costa,
1495-668 Cruz Quebrada

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